A caixa de gordura é um dispositivo feito para interceptar a maior parte da gordura e dos resíduos sólidos que entram na rede de esgoto. Normalmente, a água servida contém uma pequena quantidade de óleo que vai para as fossas, ou seguem para as estações de tratamento, na forma de uma camada de escuma flutuante. Esta camada é bem lentamente digerida e quebrada por microrganismos no processo de digestão anaeróbica das fossas ou nas estações. Porém, uma quantidade muito grande de óleo, como a gerada na produção de comida em cozinhas e restaurantes, pode ser demais para a fossa ou estação de tratamento, prejudicando o bom funcionamento da rede e podendo causar entupimentos e a liberação de esgoto não tratado no meio ambiente.
Caixas de gordura têm sido usadas desde a era vitoriana, embora só final de 1800 é que se tem notícia da primeira patente de um modelo parecido com o atual. Elas são usadas para reduzir a quantidade de gordura, óleo e banha que seguem para as tubulações do esgoto principal. Na prática, são caixas que recebem os resíduos da pia da cozinha e levam para a rede de esgoto. Elas só recebem os resíduos da cozinha e não de outras partes da rede como banheiro ou área de serviço.
Estes dispositivos podem ser feitos de um número grande de materiais como aço inox, plástico, concreto, ferro. Podem ter uma capacidade baixa, para pequenas residências, ou de muitos litros para restaurantes ou indústrias. Alguns modelos possuem uma espécie de cesto que facilita a retirada da gordura. Normalmente, as caixas ficam localizadas abaixo do nível do solo, podendo estar dentro de casa, perto da cozinha, ou na parte externa.
A mistura dos óleos, gorduras de alta viscosidade e banha de cozinha solidificam quando esfriam, isso combinado com outros dejetos sólidos pode causar entupimento nas tubulações. Para que isso não aconteça, é necessário realizar periodicamente a limpeza de caixa de gordura. Se for uma caixa pequena e que recebe manutenção constante, a limpeza é simples, basta retirar com luvas os blocos endurecidos e colocá-los num saco plástico resistente.
Caso a caixa de gordura esteja entupida, ou se a quantidade de gordura for muito grande, o melhor a fazer é contratar uma empresa profissional, ela vai retirar todos os dejetos, realizar a manutenção e dar a destinação correta aos resíduos.
A Laçador é especializada em desentupimento e limpezas. Proporcionamos o perfeito funcionamento da sua caixa de gordura e garantimos que os resíduos vão ser destinados em local correto, que não prejudique o meio ambiente.
Temos mais de 20 anos de tradição oferecendo serviços de qualidade em todo o estado do Rio Grande do Sul. Entre em contato pelo número (51) 3072-7757 e agende uma visita de orçamento gratuita. Nosso atendimento é 24 horas.