Uma falha no encanamento pode gerar refluxo no sistema e o maior estresse nos administradores de condomínios. Afinal, uma pane total no sistema certamente acabará gerando conflitos entre os moradores, que não hesitarão em responsabilizá-lo por qualquer anormalidade. Para a moral do síndico não entrar pelo cano, a preocupação no que diz respeito a evitar entupimento nos ralos e tubulações precisa estar no topo. Antes de ter que passar pelo problema e ter que desobstruir alguma coluna de esgoto do prédio, vale a pena investir em manutenções preventivas, geralmente realizadas de seis em seis meses, o que ainda pode sair bem mais barato para os condomínios. Caso o problema ocorra, contate imediatamente uma empresa especializada em desobstruções. A rapidez em solucionar o entupimento contará a seu favor.
Todo condomínio produz esgoto – rejeitos provenientes das unidades residenciais ou comerciais – e, embora muitos moradores ignorem a sua existência no dia a dia, é necessário ter cuidado e atenção. Para evitar problemas de entupimento, os moradores precisam ser conscientizados sobre a maneira correta de fazer seus descartes, sobre o uso adequado do vaso sanitário, tanque e da pia de cozinha. E mesmo que todos os cuidados sejam tomados, a fossa, caixa de gordura e tubulações gerais do prédio necessitam de manutenção periódica. O síndico deve contratar a cada seis meses caminhão limpa fossa para fazer a limpeza das instalações de esgoto do prédio.
Outra possível causa de entupimento anormal nos condomínios: incidentes como obstrução de tubulação por raízes de árvores, cedimento de piso, amassamento de tubulações por caminhões ou danos às caixas e que dificultam a passagem dos efluentes. Já refluxo em ralos de garagem, quintal e porão costuma ter origem em entupimento na linha de esgoto da rua ou em um desnível na ligação da rede com a casa ou o prédio. Nesse caso, chame a companhia de saneamento local.
Para evitar os incômodos do entupimento, é bom manter uma manutenção periódica semestral, lavando toda a tubulação com hidrojateamento. As principais causas dos entupimentos são os fungos, crosta de gordura impregnada na parede interna dos canos, fios de cabelo no ralo do lavatório, objetos de pequeno porte atirados no vaso sanitário e restos de materiais de reformas. Durante a manutenção do sistema hidráulico, os procedimentos devem ser seguidos corretamente.
A Desentupidora Porto Alegre Laçador é especializada em diversos tipos de serviços de desentupimentos, hidrojateamentos, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos. Nossa empresa exerce seus serviços com o orçamento completamente gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entre em contato com a Desentupidora Porto Alegre Laçador pelo fone (51) 3072 7757.