As caixas de inspeção são pouco conhecidas pelos proprietários de um imóvel. E quem conhece, faz confusão. As caixas de gordura e de inspeção são componentes do sistema de esgoto de uma casa. Todo o efluente que desce pelo encanamento passa por elas, antes de ser lançado no sistema da rua, administrado pela concessionária de água e esgoto.
Mas você sabe qual é a real diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção? Os dois sistemas podem parecer ter a mesma função, mas são completamente diferentes. Basicamente, a principal diferença é a utilidade que esses dois componentes possuem, já que o esgoto dos banheiros e área de serviço é ligado a caixa de inspeção e o esgoto da cozinha a caixa de gordura. Primeiramente, é preciso explicar o que é a caixa de inspeção. Trata-se de um pequeno tanque que tem a função de receber o esgoto de locais que não possuem gordura, como, por exemplo, banheiros e áreas de serviço do imóvel.
Como seu nome diz, o papel dessa caixa é inspecionar problemas que possam se tornar futuros entupimentos no esgoto, antes de chegar à rede pública. Esse tanque é muito importante dentro do sistema de esgoto de um imóvel, pois é a partir dessa caixa que é possível identificar a necessidade de manutenções. Sua limpeza deve ser feita a cada seis meses.
Já a caixa gordura é nossa velha conhecida. Instalada após a coleta de esgoto das pias, ela tem um papel importantíssimo de evitar entupimentos. Quando a gordura fica fria, ela forma uma crosta que se fixa nos canos e tubulações, impedindo a passagem do esgoto. Assim, o papel da caixa de gordura é filtrar essa gordura despejada nas pias, impedindo que seja destinada para o esgoto, evitando futuros entupimentos.
Tanto a caixa de inspeção quanto a de gordura precisam de limpeza e manutenção a cada seis meses. No caso da caixa de gordura, basta abrir a caixa e retirar os dejetos, ou então pode-se contratar uma empresa desentupidora. O procedimento de limpeza da caixa de gordura é feito (quando for mecanicamente) através de caminhões auto vácuo.
Após a realização desse serviço de limpeza, os dejetos coletados serão levados para o local adequado, assim poderão ter o correto descarte e um possível reaproveitamento. Para que este tipo de serviço seja realizado corretamente, é preciso de técnicos bem treinados e equipamentos qualificados. Já a limpeza da caixa de inspeção é feita levantando a tampa e observando se o fluxo de águas corre normalmente ou se tem objetos, plantas e detritos que impedem a passagem. Se tiver, é preciso tirar e recolocar a tampa no lugar. Há empresas especializadas que fazem esse serviço.
A Desentupidora Laçador atua no mercado há mais de 15 anos com diversos tipos de serviços desentupimentos, hidrojateamentos, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos. Todos os nossos colaboradores são especializados, experientes e treinados constantemente para agilidade na prestação e execução dos serviços em residências, empresas, comércios ou nas indústrias. Nossa empresa trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana e com orçamento gratuito. Entre em contato pelo site www.desentupidorasportoale